Powered By Blogger

terça-feira, 21 de junho de 2011

Egito Antigo - Papiro



No ano passado dei aulas de arte em duas turmas de 6° ano. Um dos temas trabalhados foi a arte no Egito Antigo. Os alunos conheceram um pouco da arte desenvolvida cerca de 3 mil anos a.C. Eles observaram, através de fotos no powerpoint, a pintura, a escultura e a arquitetura desenvolvida naquele período. Além disso, conheceram os hieróglifos, um tipo de escrita sagrada, que usava em sua grafia desenhos e símbolos.

O papiro foi outro elemento estudado por estas turmas. 
No Egito Antigo, o papiro era encontrado nas margens do rio Nilo. Foi muito utilizado pelos egípcios para diversos propósitos. As folhas eram sobrepostas e trabalhadas para serem transformadas numa espécie de papel, conhecido pelo mesmo nome da planta. Este papel (papiro) era utilizado pelos escribas egípcios para escreverem textos e registrarem as contas do império. Vários rolos de papiro, contando a vida dos faraós, foram encontrados pelos arqueólogos nas pirâmides egípcias.

Após terem estudado toda a teoria da arte egípcia os alunos confeccionaram seu próprio papiro.
Foi pedido o seguinte material: faixa para atadura, cola, pó de café, copo descartável e pincel.
Primeiro se desenrola a faixa e cola-a sobre folha de papel A4. A faixa deverá ser cortada para cobrir a folha em três faixas horizontais. Depois dilui-se o pó do café em água morna ou mais ou menos quente (que não seja perigoso causar queimadura) num copo descartável. Com o pincel passe o café diluído sobre toda a faixa colada na folha. Ela vai ficar com aspecto envelhecido se assemelhando com o papiro. Depois que secar, é só desenhar sobre o papiro fazendo um desenho egípcio.

O papiro pronto
Modelo sem o desenho

 
Desenho de paisagem egípcia com giz de cera
Feito por Gisela - 6° ano

Desenho de paisagem egípcia com giz de cera
Feito por Rony- 6° ano

 Desenho de paisagem egípcia com giz de cera
Feito por Hélio - 6° ano

10 comentários:

  1. Olá
    Interessante este trabalho que vc desenvolve comm pessoas da terceira idade. Muito criativo e alegre. Deve fazer bem a alma.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    Na verdade esse trabalho foi realizado com crianças e adolescentes de sexto ano do ensino fundamental e não com pessoas de terceira idade. É que não sei como fazer o símbolo de número ordinário. Como coloquei a letra "o"depois do seis, vc entendeu como sendo o número sessenta. Rsrsrsrsrs!
    Não sei como fazer no meu teclado.
    Mas obrigada pela sua visita!

    ResponderExcluir
  3. Mas acho que também deve interessar ao pessoal da terceira idade.

    ResponderExcluir
  4. Claro Inês! A arte deve ser acessível a todas as idades. Um trabalho que permita o desenvolvimento da criatividade através da construção de algo que seja contextualizado, leva o indivíduo, seja ele novo ou mais experiente, ao aprendizado efetivo. Além disso, fazer arte dá prazer e desperta a criança que um dia fomos.
    Obrigada pela sua visita! Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. seu conteudo sobre o papiro me ajudou muito com meu trabalho de Historia.Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Não há de que anônimo!rsrsrs
    Que bom que pude ajudá-lo.
    abçs,
    Juli

    ResponderExcluir
  7. para fazer o simbolo de grau (°), utiliza a tecla [alt] à direita da barra de espaço, em seguida o simbolo de primeiro(a) de seu teclado.

    Tambem pode usar a letra o sublinhada.

    ResponderExcluir
  8. Para conseguir fazer o ó-zinho, no meu teclado pressiono ao mesmo tempo Ctrl, Alt e a tecla de colchete ] ou chave }. Também é possível conseguir esse efeito, e acho que funciona em qualquer teclado, segurando Alt e digitando 0176 no teclado numérico, mas a opção (luz) (tecla) NumLock deve estar acionada.

    ResponderExcluir
  9. Você também podia ter escrito sexto em vez de 6o.

    ResponderExcluir