No ano passado dei aulas de arte em duas turmas de 6° ano. Um dos temas trabalhados foi a arte no Egito Antigo. Os alunos conheceram um pouco da arte desenvolvida cerca de 3 mil anos a.C. Eles observaram, através de fotos no powerpoint, a pintura, a escultura e a arquitetura desenvolvida naquele período. Além disso, conheceram os hieróglifos, um tipo de escrita sagrada, que usava em sua grafia desenhos e símbolos.
O papiro foi outro elemento estudado por estas turmas.
No Egito Antigo, o papiro era encontrado nas margens do rio Nilo. Foi muito utilizado pelos egípcios para diversos propósitos. As folhas eram sobrepostas e trabalhadas para serem transformadas numa espécie de papel, conhecido pelo mesmo nome da planta. Este papel (papiro) era utilizado pelos escribas egípcios para escreverem textos e registrarem as contas do império. Vários rolos de papiro, contando a vida dos faraós, foram encontrados pelos arqueólogos nas pirâmides egípcias.
Após terem estudado toda a teoria da arte egípcia os alunos confeccionaram seu próprio papiro.
Foi pedido o seguinte material: faixa para atadura, cola, pó de café, copo descartável e pincel.
Primeiro se desenrola a faixa e cola-a sobre folha de papel A4. A faixa deverá ser cortada para cobrir a folha em três faixas horizontais. Depois dilui-se o pó do café em água morna ou mais ou menos quente (que não seja perigoso causar queimadura) num copo descartável. Com o pincel passe o café diluído sobre toda a faixa colada na folha. Ela vai ficar com aspecto envelhecido se assemelhando com o papiro. Depois que secar, é só desenhar sobre o papiro fazendo um desenho egípcio.
O papiro pronto
Modelo sem o desenho |
Desenho de paisagem egípcia com giz de cera
Feito por Gisela - 6° ano |
Desenho de paisagem egípcia com giz de cera
Feito por Rony- 6° ano |
Desenho de paisagem egípcia com giz de cera
Feito por Hélio - 6° ano |
Olá
ResponderExcluirInteressante este trabalho que vc desenvolve comm pessoas da terceira idade. Muito criativo e alegre. Deve fazer bem a alma.
Parabéns.
Obrigada!
ResponderExcluirNa verdade esse trabalho foi realizado com crianças e adolescentes de sexto ano do ensino fundamental e não com pessoas de terceira idade. É que não sei como fazer o símbolo de número ordinário. Como coloquei a letra "o"depois do seis, vc entendeu como sendo o número sessenta. Rsrsrsrsrs!
Não sei como fazer no meu teclado.
Mas obrigada pela sua visita!
Mas acho que também deve interessar ao pessoal da terceira idade.
ResponderExcluirClaro Inês! A arte deve ser acessível a todas as idades. Um trabalho que permita o desenvolvimento da criatividade através da construção de algo que seja contextualizado, leva o indivíduo, seja ele novo ou mais experiente, ao aprendizado efetivo. Além disso, fazer arte dá prazer e desperta a criança que um dia fomos.
ResponderExcluirObrigada pela sua visita! Beijinhos
seu conteudo sobre o papiro me ajudou muito com meu trabalho de Historia.Muito obrigado.
ResponderExcluirNão há de que anônimo!rsrsrs
ResponderExcluirQue bom que pude ajudá-lo.
abçs,
Juli
para fazer o simbolo de grau (°), utiliza a tecla [alt] à direita da barra de espaço, em seguida o simbolo de primeiro(a) de seu teclado.
ResponderExcluirTambem pode usar a letra o sublinhada.
Para conseguir fazer o ó-zinho, no meu teclado pressiono ao mesmo tempo Ctrl, Alt e a tecla de colchete ] ou chave }. Também é possível conseguir esse efeito, e acho que funciona em qualquer teclado, segurando Alt e digitando 0176 no teclado numérico, mas a opção (luz) (tecla) NumLock deve estar acionada.
ResponderExcluirVocê também podia ter escrito sexto em vez de 6o.
ResponderExcluirObrigada pela preciosa ajuda Sr. Devanir!
Excluir