Powered By Blogger

domingo, 21 de agosto de 2011

Decoração Provençal

Como gosto de ver e comentar sobre um pouco de tudo, uma das coisas de que gosto muito e que não poderia deixar de falar é sobre decoração. Dizem que a forma como decoramos e organizamos nossa casa diz muito sobre nós mesmos. A escolha dos móveis, dos objetos e das cores predominantes falam um pouco sobre nosso estilo pessoal. Porém, nem sempre conseguimos decorar como gostaríamos. Seja pelo preço das peças que gostamos, seja pela funcionalidade dos móveis, o espaço de que dispomos ou mesmo quando escolhemos peças de acordo com o que já temos em casa. De qualquer forma, encontrei algumas imagens com ambientes lindíssimos que nos transmite um ar romântico e delicado. Esse estilo de decoração é conhecido como provençal. 


Mas qual a origem desse estilo? Depois de algumas leituras na busca da origem deste estilo tão delicado e romântico, descobri muitas coisas interessantes.


A decoração provençal tem sua origem numa região chamada Provença, que fica ao sul da França, e que tem moradias campestres cercadas de jardins floridos.



Hotel na região de Provence

Rua em Provence


 Casarios em Provence


Por volta dos séculos XVI e XVII, o povo francês menos abastado tentou "copiar" os móveis luxuosos e caros da realeza francesa. Os marceneiros e artesãos, então, usavam madeiras inferiores e imitavam os contornos arredondados e cuidadosamente entalhados dos móveis dos nobres franceses. Para disfarçar as imperfeições da madeira mais inferior, criaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Com o tempo, a tinta sobre a madeira adquiria um aspecto de madeira envelhecida, o que tornava as peças mais charmosas e delicadas. Há algum tempo o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância.
O estilo decorativo nascido nessa região apresenta cores claras e combinam com a rusticidade das moradias dos camponeses da época.




Algumas salas de estar no estilo provençal








Salas de jantar no estilo provençal












Quartos decorados no estilo provençal













Cozinhas decoradas no estilo provençal








Banheiros no decorados no estilo provençal






A decoração provençal vai muito além da utilização dos móveis que a caracterizam. Ela se complementa com objetos variados como as estampas de florais delicados das almofadas ou dos estofados, dos lustres bem trabalhados e das louças delicadas que compõem os ambientes, enchendo os olhos e a alma com uma suave harmonia.


Alguns objetos que compõem um ambiente provençal








E é claro, os delicados quartos de bebê 
decorados no estilo provençal








Não são lindos?


7 comentários:

  1. Esclarecedor, Juli.
    As imagens também foram de muito bom gosto.
    Ótima noite de sábado!

    ResponderExcluir
  2. Sao lindos sim! Adorei as cozinhas.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Lindos demais. De muito bom gosto. Amei.

    ResponderExcluir
  4. Estilo Provençal...Tudo de bom!
    Valeu as informações e as fotos, Amei!!!
    Marcia

    ResponderExcluir
  5. Aprendi mais sobre o estilo. delicado e romântico. Ameeeeei !!!!

    ResponderExcluir
  6. OI! a primeira foto que tu postaste é de uma loja de moveis de santa catarina, que eu perdi o endereço por um acaso tu não ele? poderia me envia? Muito Grata. gehdiehl@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. O Lustre 3 braços com flores é o provence rosas a venda na Dona mix decoração . Veja catálogo completo : www.donamix.com.br . Com envio para TODO BRASIL ! e na combinação de cores de sua escolha.

    ResponderExcluir