Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Merenda escolar: vergonha para nosso país



Enquanto arrumava o quarto da minha filha de 3 anos, ouvia o Bom dia Brasil reapresentando o caso do escândalo da merenda escolar, exibida no domingo pelo Fantástico. Escolas municipais da região do nordeste e centro-oeste e uma no interior de São Paulo, são algumas do nosso país que convivem com este problema vergonhoso da merenda escolar. São cardápios falsos, alimentos vencidos, mal armazenados (pela falta de lugar adequado), alimentos de baixa qualidade ( mais baratos fornecidos pelos licitantes), além de lugares onde a merenda é escassa.
Confesso que enquanto eu revia a notícia e arrumava as coisas da minha filha, não consegui conter as lágrimas. Chorei mesmo. Chorei de pensar em como seria se minha filha tivesse que estudar numa dessas escolas? O que ela seria obrigada a comer? E pensei em como vivem essas crianças que, muitas vezes, vão à escola para comer, porque em casa a família tem poucos recursos e nem sempre é possível fazer todas as refeições necessárias do dia!? Como uma criança vai aprender e como ela vai se desenvolver, comendo alimentos estragados? O que é pior?? Oferecer alimentos de péssima qualidade (onde o jornal mostrou crianças jogando fora pratos inteiros de comida) ou não oferecer nada e deixar as crianças com fome o restante do período de aula? Eu não sei responder isso.
Esse é o país da impunidade. A justiça funciona para os peixes pequenos. Os tubarões não são julgados e não pagam pelos seus crimes. Pagam de outra forma. Não pelas vias legais, pelo nosso código penal. Pagam propinas, isso sim. É o cheque cala-boca, ou a mala cala-boca cheia de dinheiro.
As prefeituras concedem licitação às empresas que superfaturam seus alimentos, que muitas vezes nem chegam às escolas. O dinheiro desviado vai para as contas desses políticos nojentos que o povo colocou no poder para representá-los.
Os nossos impostos são pagos. Se não o forem a Receita vem e toma algum bem adquirido através de trabalho honesto. Dos grandões, dos políticos nada é cobrado, nada é retirado para ser devolvido. Eles podem fazer a M... que quiserem, que nada lhes acontece. É o país da impunidade, como eu disse antes.
Os prefeitos enchem seus bolsos com o dinheiro que é nosso, que são das crianças nas escolas, que são dos doentes nos hospitais, que são dos cidadãos de bem que precisam de segurança nas ruas.
Chorei quando ouvi um menino dizendo que já encontrou barata na comida e outro que encontrou fio de cabelo.
Você que está lendo, deve estar se perguntando: mas isso nada tem a ver com o descaso político. Foi falta de higiene da merendeira ou falta de fiscalização do diretor escolar. Sim, concordo. Mas será que estas profissionais que trabalham como merendeiras receberam algum tipo de treinamento sobre como armazenar e preparar os alimentos adequadamente? O município disponibiliza toucas, frizzeres, locais adequados nos prédios das escolas para conservação da merenda? As merendeiras recebem treinamento para aprenderem a não disperdiçar os alimentos quando estes chegam às escolas? Investir nisso? Pra quê? Por que os políticos e seus protegidos gastariam dinheiro com isso? Não são os filhos deles que estão comendo comida estragada, não é?
Uma professora de Ciências dos alimentos da USP mostrou na matéria como fica barato um prato bem nutritivo para a criança na escola. Com 60 a 70 centavos é possível oferecer uma merenda saudável e nutritiva para os alunos.
Mas a questão é: porque a merenda de qualidade não chega aos pratos dos alunos? O problema não é o dinheiro, mas a vontade política.
Existe a vontade política de se dar bem. De afanar descaradamente o dinheiro da merenda escolar. Fazem isso porque os cidadãos (diretores de escolas, merendeiras e pais de alunos) estão engessados pelo medo de enfrentarem quem está no poder. Todos sabem que se fizerem barulho podem sofrer retaliação. Merendeiras podem perder seu emprego, diretores podem ser substituídos, e pais de alunos podem ser tratados com indiferença. Mas está na hora de acordarmos e nos fazermos ouvir.
Está na hora de a justiça funcionar para todos: sejam ricos, pobres, influentes, anônimos...
Sorte da minha filha por termos condições de oferecer a ela uma educação (paga) de qualidade e alimento adequado ao seu crescimento. A escola pública, que deveria ser de qualidade, não o é. E não só sob o aspecto da merenda, mas de recursos pedagógicos e de profissionais valorizados e bem remunerados.
Eu saio da minha zona de conforto e me entristeço profundamente com a realidade dessas crianças e fico indignada com a falta de punição a esses políticos que não têm vergonha na cara de roubar comida de inocentes. Crianças que têm o mesmo direito que a minha filha tem: de serem tratadas com respeito e dignidade.

3 comentários:

  1. Oi Juli

    O problema da corrupção no Brasil é muito sério, querida. Ainda mais quando chega a crianças necessitadas e em idade escolar.
    Eu já trabalhei por muito tempo em Escolas do interior aqui do Paraná e o que notamos é que em sua maioria essas crianças só tem a alimentação da Escola. Muitos só vêm para comer e quando é pão, fazem questão de levar um pouco para casa.
    Se não há merenda, nem aparecem.
    E nossos governantes ganhando o que ganham, porque iriam se preocupar com isso? Os filhos deles estão bem alimentados e estudando em Escolas particulares.
    A culpa é nossa mesma. Nunca reclamamos, somos um povo muito pacato e egoísta.

    Obrigada pelo carinho.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  2. Vc tem razão. Somos um povo acomodado e não fazemos nada para mudar essa realidade vergonhosa!
    Nice, obrigada pela sua visita e comentário.
    Um grande beijo,
    Juli

    ResponderExcluir
  3. Olá Nice,fazendo uma pesquisa sobre merenda escolar para apresentação da monografia,li o seu depoimento e gostaria de usa-lo na apresentação,além de estar fazendo o curso de nutrição ja trabalho de merendeira em uma escola pública aqui em Belo Horizonte á 18 anos,sempre tive o privilégio de trabalhar em escolas onde os diretores investem na merenda,mas o despreparo das merendeiras é verdade,eu sempre corri atrás por minha conta. precisamos com urgência lutar para que o que esta lei prevaleça,como a presença de um nutricionistas nas escolas,mas profissionais que trabalhe com etica. Um Beijo

    ResponderExcluir