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quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Diário de Classe

Hoje foi meu primeiro dia de aula apó 5 anos longe da sala de aula. Meus pés estão um caco, pois eu não sei dar aula sentada. Mas foi uma tarde muito boa!!
Eu fiquei um final de semana inteiro planejando o que ia fazer e acabei não seguindo à risca meu planejamento.

O primeiro dia serve para que possamos conhecer e, principalmente, sentir a turma. Dei aula para um 5o ano com 39 alunos e duas turmas de 6o anos. Cada turma tem uma cara, um espírito, uma energia. A primeira correspondeu bem às minhas espectativas, pois achei que iria ter mais problemas com relação à indisciplina, pelo número grande de alunos. Felizmente foi tudo bem. Acho que o que ajudou foi a forma como me coloquei perante a turma. Comecei falando que eu não gostava de falar alto e muito menos de gritar, e que para que tudo corresse bem nas aulas, iríamos fazer uns combinados antes. Reforcei a questão do volume da voz dizendo que falar alto poderia fazer mal às cordas vocais e que poderia prejudicar a audição. Então preguei um papel pardo no quadro e escrevi o seguinte: "Estatuto do 5o ano A". Aí perguntei o significado da palavra estatuto e fiz a relação com o estatuto da criança e do adolescente. Então perguntei o que poderíamos escrever sobre os direitos e deveres dos alunos na sala de aula. Foi muito bom porque eles mesmos ditaram umas regras que nem eu mesma teria pensado se escrevesse sozinha. Dexei o cartaz fixado na parede e disse que sempre iremos relembrar os combinados.

A segunda turma foi um 6o ano. Faixa etária entre 10 e 15 anos. Quando entrei todos estavam quietos e assim continuaram a maior parte do tempo. Enquanto na outra turma eu tive que segurar a falação, nesta eu tive de estimular a fala. Depois da metade da aula a turma ficou meio dispersa por conta do recreio de outras turmas menores que era antes do deles. Nesta turma um dos alunos quis fazer umas gracinhas no começo, mas logo o fiz sentir-se meu aliado. Reforcei uns pontos positivos da fala dele e ignorei as gracinhas, que cada vez mais, davam lugar  a uma participação efetiva aos assuntos abordados. Falávamos sobre a arte na Pré-história sua importância e sua relação com outras matérias (História, Matemática, Lingua Portuguesa etc). Fechei a aula pedindo que desenhassem em seus cadernos algo que expressasse um desejo, assim como faziam os homens das cavernas quando desenhavam animais no intuito de dominarem a caça. Alguns não sabiam o que desenhar e dois disseram que já tinham tudo e que não desejavam mais nada na vida. Um deles me chamou a atenção. Ele desenhou um cortador de grama e disse que seu sonho era cortar grama. Como nem todos terminaram, fiquei de ver na aula que vem.
Vejam o que sonham estas crianças!!!!
A terceira turma tem entre 10 e 13 anos, sendo que uns dois têm 14.  Era uma turma mais dispersa que as outras. Com esta, fiz os combinados pela falação inicial e a dispersão. Todos queriam opinar sobre os itens do estatuto. Foi muito bom, porque eles acabavam chamando a atenção uns dos outros, quando eu começava a falar e tinha alguém conversando. Acho que com esta terei um pouquinho mais de trabalho. 

Terei de rever meu planejamento e ensinar algumas noções básicas de uso com a régua, espaçamento, proporção e simetria, especiamente na segunda turma, onde verifiquei que a maioria não era da escola no ano anterior.
Espero poder fazê-los acreditar neles mesmos. Desejo que cada um encontre dentro de si seu talento e que, daqui uns meses, eu possa ver um desenho diferente daquele cortador de gramas. Que seu sonho seja maior, do tamanho do seu potencial!!!

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