Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Voltei para ficar

Depois de alguns meses resolvi voltar aqui para registrar minhas últimas atividades do ano de 2009. O final do ano foi importante para refletir sobre tudo o que deixei pela metade e que neste ano de 2010 quero retomar para concluir. Uma delas, é concluir um dos meus livros infantis escritos, e que precisa ser revisado. Também há alguns livros que comecei a ler e que preciso terminar: "Uma breve história do mundo" de Geoffrey Blainey e"Olhe nos meus olhos" de John Elder Robison. Tenho essa mania feia de começar um livro e parar quando começo a ler outro. Um que li "inteiro" no final de 2009 e que recomendo é "Caim" de José Saramago. Embora a leitura em português de Portugal seja um pouco cansativa, o livro vale a pena pela capacidade do autor de recontar uma história de forma criativa, bem humorada e polêmica para os mais religiosos.


Para este ano  tenho alguns projetos pessoais e profissionais. Um deles está para se realizar que é a minha volta a sala de aula depois de 9 anos afastada. Durante este período estive em sala de aula por apenas 4 meses, selecionando para uma turma de 3o ano do Ensino Fundamental. Agora, enfrentarei um novo desafio e estou pronta para mais uma novidade. Adoro novidades! Porém, a cabeça mais madura e a vontade de trabalhar me deixam a certeza de que, à curto prazo, é isso que pretendo fazer.


Recebi um convite para  trabalhar com o Ensino Médio Normal (antigo magistério) e o Ensino Médio nas disciplinas de Artes e Estágio Spervisionado. Este segundo será uma novidade e um desafio. Já estou planejando minha primeira aula de Artes para o mês que vem, quando o ano letivo de 2010 vai começar de fato. Há alguns anos, desde a extinção do magistério (nível médio), eu penso que a qualidade da formação do professor é uma das responsáveis pela qualidade do ensino atual em todos os níveis. A queixa atual é a falta de capacidade do professor de aliar teoria e prática, além de outras. Fiquei muito feliz ao saber que o Curso Normal Nível Médio está voltando. Espero poder contribuir com minha experiência e com as ideias que fervilham em minha mente, para que os futuros professores que por minhas mãos passarem, carreguem a vontade de mudar e a capacidade de desenvolverem trabalhos relevantes em suas atuações.



Até lá, farei umas leituras, umas pesquisas, uns capítulos da minha monografia da pós-graduação, um artigo para o último módulo da pós, e tentarei controlar a ansiedade! Depois contarei como foi a primeira aula: como a planejei, minhas intensões (ou meus objetivos), como trabalhei (minha metodologia), os materiais que usei (meus recursos),  como avaliarei... tudo!!
Ah, o filme "O sorriso de Monalisa" pode ser uma boa inspiração para todos aqueles que lecionam e que pretendem começar este ano com um gás novo. Bom filme, bom começo de ano e boas aulas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário