Ufa!! E tem gente que acha que ser professora é moleza! Basta giz e cuspe!! É não, minha gente! Para seduzir o aluno, (no bom sentido, é claro!) tem que rebolar (também no bom sentido!!) Bom, o que quero dizer é que não basta seguir o plano de ensino, tem que ir além. Tem que tornar a disciplina atraente, envolvente. Não sou formada em artes, mas fiz dessa disciplina parte de mim. Depositei minha energia e minha vontade de ensinar pesquisando e propondo atividades diferentes às minhas dez turmas. Acho que foi uma boa combinação. Muita pesquisa, preparação de material condizente com a realidade da escola, solicitação de trabalhos condizentes com a realidade dos alunos e muito amor, dedicação e respeito pelo aluno. Pelo o que ele sabe e pelo que ele deve saber. Fazer com que ele descubra seus potenciais, que perceba que é capaz de aprender, de recriar, de criar e de produzir algo novo.
Mas como eu dizia no começo sobre ser professor... no final do ano temos trabalhos para avaliar, provas para elaborar e corrigir, diários para fazer, canhotos para digitar e provas de exames prara elaborar e corrigir antes de fechar os diários. E quem achava que meus alunos de artes não ficariam de exame, se enganou. Pois a disciplina de Artes não se resume a confecção de trabalhos manuais com desenhos, pinturas e colagens esteticamente bem feitos. O que estudamos é a História da Arte.
O estudo da história da arte abrange os diferentes estilos e seus respectivos contextos históricos, o período em que estes surgiram e se desenvolveram, os artistas que se destacaram e suas características principais. Após um estudo teórico, partimos para algum trabalho manual como forma de vivenciar determinado estilo reconstruindo aspectos do estilo artístico estudado. Assim fizemos quando estudamos o cubismo. Nenhum aluno irá esquecer das características básicas do cubismo após ter feito o rosto cubista em 3D. (Vide postagem antiga com fotos) Ou quando estudamos a arte Rococó e os alunos confeccionaram oratórios ou caixinhas porta-joias seguindo o estilo estudado. Ou ainda quando reproduziram ou produziram pinturas impressionistas experimentando as pinceladas de cores puras que se misturam na tela para formar a imagem de acordo com as variações de luz durante o dia, assim como fez Monet ou Van Gogh. E como me disse um dos alunos: "Professora, caiu o Impressionismo no ENEM e estava fácil, graças a pintura que eu fiz!"
É isso aí. Objetivos alcançados!
"Impressão ao nascer do sol" de Claude Monet (Impressionista)
Mas o que quero compartilhar aqui também, se refere a Semana da Consciência Negra, realizada em novembro. Os alunos do 5o ano fizeram pesquisas sobre a importância do negro na formação da nossa cultura. Confeccionaram máscaras africanas após estudarem seu significado na cultura africana e pesquisaram também sobre personalidades de pessoas negras trazendo um pouquinho de sua história para a sala de aula. No dia 19 de novembro, na culminância do projeto, muitas turmas fizeram apresentações dançando, recitando poemas e lendo textos sobre o fim do preconceito e do rascismo contra os negros e a valorização da cultura africana. Foi um dia especial que contou com a participação de todos os segmentos da escola!
Devemos educar para o fim do preconceito de qualquer tipo,
seja étnico, religioso, de opção sexual ou de posição social.
Devemos educar para o convívio harmonioso entre as diferenças.
Devemos educar para um convívio de respeito e paz!
Diga NÃO ao rascismo!
Painel pintado por uma aluna da escola
A culinária africana na mesa brasileira! Sala decorada pela professora Kátia Umberto
Exposição de fotos e imagens do continente africano organizado pela professora Kátia Umberto
As máscaras coloridíssimas que os alunos do 5o ano
confeccionaram com muita criatividade!
Parabéns aos meus artistas!
Maquete de uma senzala feita por alunos de outras turmas.
Um show!!
Bruna, Jéssica, Tariane, Vera e Andriele mostraram
na ponta dos pés os ritmos brasileiros oriundos da África.
Cada aluna apresentou um ritmo dançando
ao som do samba, xaxado, reagg, axé e capoeira.
Minhas meninas do terceiro ano arrasaram!!
E a professora Kátia Umberto ao fundo (Camisa branca e saia preta).
Sem ela, esse evento não teria acontecido.
Minha aluna Fernanda do 2o ano leu um texto sobre
A semana da consciência negra
Meu aluno Renan do 2o ano e o Lucas do 1o ano
encantaram com o teclado e o violão!
Minhas alunas do 2o ano, Mislaine e Maiara deram um show dançando Hip Hop!
Oi! JULI,
ResponderExcluirPARABÉNS!!!! 10 turmas! Excelente trabalho!
Deve ser muito difícil motivar alunos
adolescentes. Vi que vc conseguiu.
Eu acompanho tb o trabalho da professora
Juliana Godin (PARANÁ).O blog dela é:
http://extensaosaladeartes.blogspot.com
Vc conhece?
Se puder visite o blog da Juliana.Vc vai gostar, tenho certeza.
bjs
SONIA DE SÁ do blog:
quartosdebebebysoniadesa.blogspot.com
Oi Sonia, que bom receber sua visita novamente. Muito obrigada. Vc não sabe como é importante para mim saber que meu trabalho pode ser compartilhado. Trabalhar com adolescente não é fácil mesmo. Mas acho que o segredo é mesmo seduzir a turma. E isso se consegue sendo apaixonado pelo o que se faz.
ResponderExcluirQuero também agradecer sua dica sobre o site da Juliana. Certamente irei gostar. Sendo uma dica sua...
Agora estou num turbilhão de compromissos com fechamento de ano letivo e mudança de cidade. Filha pequena, marido viajando à trabalho. Imagine o estresse!!rsrs
Mas valeu querida. Um Natal super especial para vc e toda a sua família. Logo estarei visitando seu blog de novo também.
Beijos com carinho,
Juli