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domingo, 4 de setembro de 2011

Creme Nivea

Sabe aquele creme da latinha azul? Aquele que você conhece desde os tempos da vovó e que você compra no mercado por um precinho bem pequenininho? Pois é, está fazendo 100 anos. Estou falando do creme Nivea, que um século depois de sua criação, ainda faz o maior sucesso no mercado de cosméticos. É claro que agora a Nivea tem uma linha enorme de produtos que atende a todas as exigências dos consumidores, cada vez mais preocupados com a beleza e com o bolso, nesse momento de crise econômica mundial.



A marca, campeã de vendas e que fez muito sucesso no passado, agora está tentando conquistar essa nova geração de consumidores investindo alto no marqueting. A estrela da campanha da Nivea é a cantora pop Rihanna. Mas a empresa investe alto mesmo em pesquisas e resgistra mais de 130 patentes por ano. Ela preza pela qualidade de seus produtos.

Rihanna


Um pouco de história

Em 1902, um químico alemão chamado Isaac Lifschütz descobriu que podia misturar água e óleo a um creme para fins medicinais. O empresário alemão Oscar Troplowitz, dono da Beiersdorf, viu nesta descoberta uma oportunidade de criar um coméstico com essa mistura. Nasce então, o primeiro creme hidratante da história em 1911.  A escolha do nome não foi difícil. Bastou olhar para aquele creme branquinho e associá-lo a neve.  O nome Nivea deriva do latim niveus/niveum que significa branco como a neve. Três anos após seu lançamento Nivea já era vendida em mais de 30 países.


A primeira latinha do Creme Nieva em 1911

A primeira latinha exibia uma decoração exuberante com gavinhas verdes que refletia uma tendência artística do período, chamada “Art Noveau” (Nova Arte, em francês), caracterizada por formas entrelaçadas e ornamentais encontradas na natureza.



A marca passou por algumas crieses durante o período entre guerras, em especial, no período da II Guerra Mundial. A produção teve que ser interrompida e a empresa quase fechou por falta de matéria prima. Não bastasse isso, pelo fato de a empresa ser alemã, teve algumas de suas subsidiárias confiscadas. Uma delas, na Polônia, só foi recuperada em 1997. 


A empresa teve que repensar estratégias para se reeguer, e conseguiu reconquistar o mercado quando lançou o primeiro protetor solar indicando o fator FPS, que ficou padronizado nos produtos de proteção solar de outras marcas.
Na década de 80 surgiu o creme anti-rugas mais vendido de todos os tempos. São mais de 500 produtos diferentes, inclusive linha de maquiagem muito bem aceita pelos suíços, que compõem a linha Nivea e que são acessíveis a todos os públicos. E é esse o objetivo da marca: torná-la universal. Encontram-se produtos com preços que variam de 1 real à 40 reais. O da latinha azul é o mais popular.


O primeiro anúncio da NIVEA foi criado pelo famoso cartazista Hans Rudi Erdt, que desenhou o cartaz “Com a aparência de uma Dama” em 1912.  Ele pertenceu a uma nova geração de artistas gráficos que, na virada do século, pela primeira vez, se especializaram em arte promocional. O estilo especial de Erdt teve notável influência na arte do cartaz alemão da década de 1920. No anúncio da NIVEA, Erdt trabalhou com os atributos da mulher considerada ideal no início do século: o vulnerável “sexo frágil”.



Minha avó paterna usava Nivea no rosto e faleceu com pouquíssimas rugas no rosto, nos altos dos seus 73 anos. Meu pai usa Nivea desde jovem e com quase 66 anos tem poucas rugas. Ele sempre me disse para usar no rosto e em volta dos olhos para atenuar minhas olheiras, minha marca registrada. Não sei bem se as pouquíssimas rugas na pele de ambos se deve ao creme Nivea ou à genética privilegiada.
De qualquer modo, sendo genética privilegiada ou não, sigo os conselhos do meu pai usando o creme hidratante para o rosto. Uso o Nivea Soft, que não deixa a pele oleosa, o creme de limpeza Nivea para demaquilar e um tônico adstringente. Eles têm preços super acessíveis e são bons produtos. É a vantagem do custo-benefício na qual a empresa, que faz 100 anos de história, nos presenteia.


A evolução da latinha de Nivea



Nivea é aquela vovó que conquistou as gerações passadas e que continua conquistando as novas gerações. Provavelmente conquistará as gerações futuras se continuar atual assim. 




4 comentários:

  1. Nossa!! estou encantada com tanto conhecimento. realmente o creme nivea vem de geração para geração.
    O texto está excelente, parabéns.

    um abraço

    beth

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  2. Rsrs
    lembro desse creme desde a época de criança. Morávamos em um lugar pobre aqui no planalto central do país, onde a poeria vermelha reinava, meus dois irmãos loiros e dos olhos azuis só conseguiam manter os lábios umidificados com esse creme, manteiga de cacau ficava para mim, menos galego por ter puxado minha mãe.
    Ótima semana para você!

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  4. Muito bom, gostei muito do seu video, com conheci mais sobre a obra! Parabéns

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