Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Histórias de papel

Encontrei mais uma dica muito legal de como retomar algumas atividades da nossa época e incentivar a criançada de hoje a brincar com a imaginação!!
Quem não se lembra das bonecas de papel de antigamente com suas roupinhas e acessórios recortáveis que davam asas à imaginação?
A ideia foi da artista plástica Denise Brandt que resgatou esta lembrança para criar suas próprias versões de personagens de papel.










Paranaense, residente em Brasília, onde se formou bacharel em Artes plásticas, a artista é responsável pela coleção, intitulada História de Papel, que faz uma releitura de duas histórias infantis clássicas: Alice no país das maravilhas e Chapeuzinho vermelho.



                                   Chapeuzinho vermelho               Alice no pais das maravilhas


São duas cartelas cada, com personagens que possuem cantos arredondados para que ninguém se machuque ao manuseá-los, que ganham vida como se fosse mágica, quando destacados e encaixados em bases que permitem que eles fiquem em pé.

Esses também são da Tok Stok. Mas quem não tem a loja na cidade ou não tem dinheiro para comprar, pode fazer os bonequinhos desenhando, colorindo, recortando e colando em embalagens vazias para ficarem firmes. É uma ideia muito boa para se fazer com os filhos em casa e em sala de aula com os alunos. Desenvolve a coordenação motora fina, o vocabulário e a imaginação!!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Presentes perfeitos!!!

Nesses meus mais de 15 anos de docência sempre me preocupei com o tipo de presente que poderia agradar uma criança, além de ensinar alguma coisa, é claro! E aí eu ouvia: "Äh tinha que ser professora pra pensar num presente pedagógico! Eu era convidada para aniversários e lá ia eu procurar o presente que coubesse em meu bolso, e que fosse educativo e divertido ao mesmo tempo! Lembrei-me disso porque existem kits de presentes muito bonitinhos e educativos na Tok Stok. São kits muito bacanas pra alegrar a criançada e que despertam a criatividade e a imaginação, desenvolvem a linguagem e ensinam até sobre os hieróglifos! E quem não tem Tok Stok na cidade, vale a pena se inspirar nessas ideias e montar um kit para seu filho, sobrinho, aluno...





quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Arte em casa

Era uma vez um banquinho sem graça que precisava de uma cara nova...
Esse trabalho requer paciência e muita cola. Retalhos coloridos colados com cola diluída em água. É só passar o pincel com cola na madeira e depois por cima do tecido para impermeabilizar. Passar o rolinho para finalizar. E pronto!

Simples e saborosa


Essa é uma receita da minha mãe. Embora não seja assada, chama-se torta de batatas. É meio que uma tortilla espanhola, porém, bem simples. Minha mãe fazia quando éramos pequenos. Sabor de infância é tudo de bom. Agora eu faço para minha filha. É tão simples de fazer e fica tão gostosinha que resolvi compartilhar a receita.

Igredientes:
  • 5 batatas grandes cortadas em cubinhos
  • meia xícara de óleo
  • meia cebola picada
  • 3 ovos inteiros
  • sal a gosto.
Modo de fazer: Colocar as batatas para fritar no óleo em uma frigideira antiaderente. Quando estiverem fritas escorrer o óleo deixando um pouquinho no fundo da frigideira. Colocar a cebola picadinha e ir misturando até ela ficar transparente. Misturar três ovos inteiros em uma vasilha e colocar o sal a gosto. Despejar o ovo sobre as batatas ainda na frigideira e ir mexendo devagar até os ovos penetrarem entre os pedacinhos de batatas. Em fogo baixo deixar a parte de baixo fritar. Quando estiver pronta a parte de baixo, virar a torta em um prato e fritar a parte de cima devolvendo á frigideira. Com uma espátula de silicone ir fazendo uma leve pressão para ficar compacta. Quando estiver douradinha por cima e por baixo, vire-a em um prato e sirva quentinha com a bebida de preferência.
É um bom lanche pra um final de tarde!! Como é calórica, melhor fazer de vez enquando!!!